14° Congresso da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Orgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos – SLABO
(5ª Edição do Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Orgãos Artificiais – OBI)
20 a 24 de Agosto de 2017 - Maresias - SP - Brasil

Manufatura Aditiva, Engenharia de Tecidos e a Biofabricação

Curso opcional:

Tema: Manufatura Aditiva, Engenharia de Tecidos e a Biofabricação
Data: 20/08/17 Date: 20/08/17
Horário: 13-19h. Time: 1 pm to 7pm.
Tempo de duração - 6 horas; lenght: 6 hours.
Investimento: 50 reais para alunos e 100 reais para profissionais, acadêmicos e pós-doutorandos.
Investiment: 50 BRL for students and 100 BRL for professionals, academics and post-docs.

INSCREVA-SE 

 

Resumo:
O minicurso "Manufatura Aditiva, Engenharia de Tecidos e a Biofabricação" terá a duração de 6 horas e será dividido entre três pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). No minicurso serão apresentados conceitos relacionados à impressão 3D, engenharia de tecidos e biofabricação. Além disto, será mostrado como a tecnologia da informação por meio de simulações computacionais pode auxiliar no desenvolvimento de novas soluções para a área de saúde.

Parte 1: Manufatura Aditiva / Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva (CTI Renato Archer)

Jorge Vicente Lopes da Silva, Doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP e Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Instituto Nacional de Biofabricação (Biofabris). É Pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), onde fundou e coordenada o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais. Atua principalmnete nas áreas de manufatura aditiva, biofabricação, tratamento de imagens médicas, dentre outras. (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6139204122148876

 

Parte 2: Biofabricação e Bioimpressão / Dr. Rodrigo Alvarenga Rezende (CTI Renato Archer e CERTBIO)

Rodrigo Alvarenga Rezende, Doutor e Mestre pela Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP. Pós-Doutorado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Atualmente é pesquisador no CTI e do CERTBIO/UFCG, trabalhando principalmente nas áreas de biofabricação, bioimpressão de órgãos humanos, engenharia de tecidos. Foi pesquisador financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal no Instituto Politécnico de Leiria. Membro do Instituto Nacional de Biofabricação (Biofabris). (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9334199887874167)

 

Parte 3: Simulação Computacional na Engenharia de Tecidos / Dra. Janaína de Andréa Dernowsek (CTI Renato Archer)

Janaína de Andréa Dernowsek, Doutora e Mestre pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) com ênfase em genética e biologia celular de células tronco. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP. Atualmente realiza o Pós-Doutorado no Centro de Tecnologia da Informação - Renato Acher (CTI) em Campinas na área de Biofabricação de tecidos auxiliada por métodos de modelagem tridimensional, simulação computacional e biologia sistêmica. Membro do Instituto Nacional de Biofabricação (Biofabris) (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4741177171839215)

 

 

Copyright © 2016-2017 Metallum. Todos direitos reservados.
Site produzido por: SITESP.NET

Órgãos Artificiais e Biomecânica,Biomateriais,Normatização de Biomateriais,Liberação Controlada de Fármacos e Genes,Engenharia de Tecidos, Testes in vivo e in vitro, Medicina Regenerativa,Biopreservação,Materiais para Odontologia