14° Congresso da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Orgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos – SLABO
(5ª Edição do Workshop de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Orgãos Artificiais – OBI)
20 a 24 de Agosto de 2017 - Maresias - SP - Brasil

Sonja Ellen Lobo Graduada, em primeiro lugar no curso de Odontologia (Universidade de Marília), especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade de São Paulo (USP - Bauru), fellow em Cirurgia Ortognática pelo "Centro Medico Nacional '20 de Noviembre' - ISSTE", Cidade do México, mestre em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), num programa conjunto com o Departamento de Bioengenharia Médica do New Jersey Institute of Technology (NJIT) e com o Departamento de Biomateriais e Biomiméticos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova Yorque (NYU). Atuou como pesquisadora visitante do Centro de Pesquisas Ortopédicas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e do Centro de Biomateriais da Rutgers University (The State Unviersity of New Jersey), em Piscataway, Nova Jersey, nos Estado Unidos. Trabalha com diversos aspectos da bioengenharia de tecidos, principalmente do sistema músculo-esquelético. (Texto informado pelo autor)

 

Modulação do fenotipo de células tronco adultas através de biomateriais

Sonja Ellen Lobo

Resumo
A bioengenharia de tecidos desponta como a ciência que promove a regeneração dos tecidos e dos órgãos e não a sua simples substituição. O surgimento e desenvolvimento dessa nova engenharia deveu-se à grande evolução observada na ciência dos biomateriais. Devido às suas propriedades físico-químicas, biomateriais podem interagir com células tronco e modular seus fenótipos, induzindo sua diferenciação e/ou proliferação. Células tronco, por outro lado, apresentam características e potenciais distintos,de acordo com os tecidos de onde são isoladas. Essas diferenças, assim como os mecanismos através dos quais biomateriais e células interagem serão discutidos, focando-se nas possibilidades de regeneração do sistema músculo-esquelético.

Copyright © 2016-2017 Metallum. Todos direitos reservados.
Site produzido por: SITESP.NET

Órgãos Artificiais e Biomecânica,Biomateriais,Normatização de Biomateriais,Liberação Controlada de Fármacos e Genes,Engenharia de Tecidos, Testes in vivo e in vitro, Medicina Regenerativa,Biopreservação,Materiais para Odontologia